Passou da época em que aluno obedecia professor.
Nós, professores, nos tornamos facilitadores do aprendizado e não somos mais o detentor do conhecimento.
É bem verdade, que dominamos a matéria, melhor do que nossos alunos. Não podemos, porém ignorar a bagagem que cada um traz consigo.
Um exemplo:
Quando fui explicar advérbio, na explicação onde alguns advérbios são derivados de adjetivos e com isso ganham a terminação "-mente", surgiu de uma fala, a música "malandramente"; ao perceber que o aluno havia compreendido a ideia, peguei o "malandramente" no exemplo para a explicação de um advérbio de modo.
Não me matou trocar meu exemplo, muito menos mostrar ao aluno que ele estava certo. Admitir que o aluno sabe, ao meu ver, é um conhecimento maior de vida do que eu possa imaginar, saber aprender é sempre admirável.
Por isso, não se pode ignorar o conhecimento prévio do aluno e nem julgá-lo por isso, muito menos diminuí-lo por tal.
Nós, professores, nos tornamos facilitadores do aprendizado e não somos mais o detentor do conhecimento.
É bem verdade, que dominamos a matéria, melhor do que nossos alunos. Não podemos, porém ignorar a bagagem que cada um traz consigo.
Um exemplo:
Quando fui explicar advérbio, na explicação onde alguns advérbios são derivados de adjetivos e com isso ganham a terminação "-mente", surgiu de uma fala, a música "malandramente"; ao perceber que o aluno havia compreendido a ideia, peguei o "malandramente" no exemplo para a explicação de um advérbio de modo.
Não me matou trocar meu exemplo, muito menos mostrar ao aluno que ele estava certo. Admitir que o aluno sabe, ao meu ver, é um conhecimento maior de vida do que eu possa imaginar, saber aprender é sempre admirável.
Por isso, não se pode ignorar o conhecimento prévio do aluno e nem julgá-lo por isso, muito menos diminuí-lo por tal.
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